CONCEITOS GUARACYANOS

POR

CARLOS BUBY


ADOBALÉ - Reverência feita deitando-se de bruços. O mesmo que “bater cabeça”.


AGÔ - Pedido de permissão. Termo utilizado por Entidades e adeptos.


AGO YÁ - Resposta positiva ao pedido de permissão (entre).


AGÔ YÊ - Pedido de permissão incluindo YÊ (por favor).


ALABÊ - Grau máximo outorgado a um Ogã de atabaque. Título que credencia a exercer a função de coordenador dos demais Ogãs. Profundo conhecedor da filosofia contida na música e nos ritmos sagrados.


ALMA - Qualidade do Espírito. Fator referencial correspondente ao plano espiritual.


AMACÍ - Seiva extraída de ervas e folhas sagradas maceradas em água das quartinhas do Roncó. Líquido utilizado na lavagem dos Otás, Orís, Orôs, objetos sagrados, etc.


APELOGUN - Folhas ritualisticamente consagradas a Orixás específicos.


AXÉ - Termo utilizado para denominar as forças espirituais e / ou as vibrações energéticas contidas em alguém, alguma coisa ou lugar. Os Axés determinam a qualidade e a competência de um Templo. Sem Axé, torna-se impossível realizar rituais de consagração. Os Axés são cuidados pelas Iyálaxés.


BABÁ - Aquele (a) que revela. Ao ser traduzido para o idioma português, o termo Babá ganhou o sentido de Pai ou Mãe. Entretanto, no Templo Guaracy, Babá não é sinônimo de criador (a). Seus atributos dizem respeito ao conhecimento profundo da tradição. Esse conhecimento lhe permite dirigir os processos iniciáticos.


BABALORIXÁ - Dirigente ritualístico de Templo com influência africana. Preside os ritos iniciáticos e facilita aos iniciandos os contatos com os valores sagrados. É por natureza um revelador e, pela função, um zelador dos Axés.


BABALOSSAIM - Médium iniciado nos fundamentos das ervas litúrgicas utilizadas pela tradição.Além dos conhecimentos ritualísticos, seus atributos se estendem à manutenção do equilíbrio entre as ervas utilizadas e a sua reposição na Natureza. Esta "especialização" exige que o iniciando possua Ossãe como um dos Orixás predominantes.


BAIANO (A) - Termo popular utilizado para denominar Guias Espirituais detentores da mais alta Consciência relativa aos fundamentos da Agricultura . Estado de Consciência desenvolvido a partir da compreensão do fenômeno da Fertilidade. A Sabedoria dos que Plantam. A Necessidade dos que colhem.


BALÉ - Casa das Almas ou Ilê Saim. Tempo de conscientização entre o fim de um ciclo e o início de outro.


BOIADEIRO - Termo popular utilizado para denominar Guias Espirituais dotados da mais alta Consciência que permite ao Homem estabelecer uma boa relação com os Animais. Consciência estabilizadora. Aquela que propicia o perfeito equilíbrio entre o Ori e o Orô do próprio indivíduo. O Princípio maternal gerador da Tolerância.